País: Espanha
Direção: Roger Gual; Roteiro: Julia Fontana; Produção Netflix
Disponível em: https://www.netflix.com/title/80095197
Quatro sócios e amigos antigos contratam um mediador para decidir quem irá ser incriminado pelos crimes cometidos pelos quatros e consequentemente pagará por eles durante sete anos na prisão.
Veronica, a Diretora de Fiananças — CFO; Marcel, o Diretor da Empresa — CEO; Carlos, o Diretor de Contas; e Luis, o Diretor de Informações e criador do produto; são os quatro sócios que montaram um negócio no qual o Software é o produto que faz com que a empresa funcione. Todos são indispensáveis para o negócio, bem como para sua manutenção.
Ocorre que, a certo ponto do desenvolvimento da empresa, Vero decidiu desviar valores dos seus recebimentos os quais deveriam ter sido destinados à Receita Federal e começa a ter uma vida luxuosa. Os outros três sócios, deslumbrados com essa possibilidade, também decidem entrar no esquema de sonegação.
José Veiga é o misterioso mediador que é contratado para ouvir todas as partes na mesa de negociação, para encontrar uma solução e ainda, fazer parte do negócio.
No decorrer da trama, as mentiras de todos são expostas. Verônica e Marcel nunca deixaram de ter um caso, mesmo que ele esteja casado. E ainda, fica exposto que Marcel subestima Verônica como mulher. Já Carlos e Luis, o elo que de primeiro momento parece o mais forte é desmascarado como uma amizade frágil, repleta de comportamentos contraditórios e de coodependência. Carlos parece ser mais forte que Luis, no entanto, quando Luis revela que visita mais o pai de Carlos — o qual tem Alzheimer, do que o próprio amigo, a grande fortaleza que o amigo se coloca é colocada em cheque.
Entre outras fragilidades subliminares na construção dessa relação pessoal e empresarial, a trama se desenrola dentro de um galpão casa que é a sede da empresa. A grande surpresa ao fim é que não teria sido necessário tantas horas de embate para escolher aquele que assumiria a culpa, porque ainda assim, todos serão responsabilizados.
Jennifer Ernesto, 2020




